terça-feira, 28 de agosto de 2012

Homem de área, Plataformista, Torrista e outros

Como já trabalhei tanto em plataformas quanto navios, tive contatos com toda força de trabalho citada aqui neste post.
Essas funções são desempenhadas em plataformas ou Navio-Plataformas, são a mão de obra que agem diretamente na extração e perfuração de poços de petróleo. Vamos falar de cada função separadamente, seguindo uma hierarquia deste ramo de operação.


Homem de área. (Roustabouts)
A pessoa que auxilia vários setores da operação da plataforma, na movimentação de carga no deck principal, na área da perfuração, limpeza, pintura e conservação da plataforma, seria um faz tudo, como dizem abordo, arrasta balde ou seja o início da carreira.

As outras funções estão bem descriminadas no site do link abaixo.
Guindasteiros (Crane Operators), Plataformista (Roughnecks), Contra mestre de Movimentação de carga (Deckpusher), Torrista (Derrick Man), Assistente de Sondador (Driller Assistant) e Sondador (Driller).


DICAS IMPORTANTES:

Notem que as funções em inglês, são porque a maioria das sondas são internacionais, a Petrobras contrata muita Sonda internacional, como Transoceans, a antiga Pride(Ensco), Brasdrill, e outras, muitos destes profissionais entram sem falar inglês, mas pra crescer na carreira é indispensável se comunicar em inglês. Enfim, procure cursos de Plataformista, homem de área, faça um curso de CBSP (Salvatagem), se possível um Técnico, podendo ser Eletrônica, Mecânica, Eletro técnica, mecatrônica, pois existem escolas Técnicas que se faz o técnico em 1 ano, para quem tem o ensino médio completo. Salário de R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00.



Cursos Online Profissionalizantes




 

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meu none é Breno, já a algum tempo venho demonstrando interesse na carreira de petróleo e gaz
    mas tenho duvidas que curso posso fazer sem disperdiçar dinheiro e tempo,quero evitar de fazer algum
    curso ou me especializar em algo que não vou usar ou que não faça tanta diferença no meu currículo.
    Vou explicar aqui o motivo da minha indecisão,vamos lá .
    Sou formado em Marketing ,tenho os cursos profissionalizantes de Homem de área ,Huet,Salvatagem
    tenho o inglês básico. Gostaria de trabalhar embarcado e atingir um bom cargo como todo mundo.
    Estou dividido entre fazer uma pós graduação na Coppe/Ufrj MBP (petróleo e gaz)ou um curso técnico de segurança do
    trabalho no SENAC. Claro que a pós graduação é muito boa mas o custo é muito alto(19 mil reail pagos em parcelas)
    Tenho receio de fazer o curso e gastar minhas economias e de repente não seria o caminho certo ou trabalhar na plataforma em qualquer nivel e ir crescendo a medida que vou fazendo os cursos oferecidos pela empresa.
    Então se eu fizer essa pós graduação você acha que arrumo um bom cargo com boa remuneração ou seria
    melhor entrar como homem de área por exemplo e ir subindo na hierarquia da empresa ate atingir um bom cargo?
    Tenho pressa para resolver de onde devo começar tenho 35 anos e não tenho mais tempo a perder.
    Meus parabéns pelo blog e tem ótimas informações .
    Desde de ja lhe agradesço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Wagner,

    Meu nome é Juliano e sou formado em redes de computadores, com experiência de longa data em suporte de informática e automação.
    Existem vagas para essa área para trabalhar embarcado?

    juliano.info@yahoo.com.br

    Desde já agradeço pela atenção!

    Att,

    Juliano

    ResponderExcluir
  4. Mauro Rodrigues de Oliveira
    Brasileiro, Casado, 31 Anos
    Endereço: Rua “O” Loteamento Caminho Da Praia – Nº406
    Cidade: Barra dos Coqueiros / Bairro: Centro / Estado: SE
    Telefone: (79) 8846-1504 / (79) 8824-0502 E-mail: maurinhoeu1982@hotmail.com

    OBJETIVO PROFISSIONAL

    Homem De Área

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    Nenhuma como Homem de Área.
    Vigilante (04) Anos, No Porto de Sergipe (TMIB)

    FORMAÇÃO

    Ensino Médio Completo


    CURSOS PROFISSIONALIZANTES

    CBSP – COOMAR – BA, Validade: 27/09/2013 a 27/09/2018
    Segurança Pessoal e Responsabilidades Sociais, Primeiros Socorros Elementares, Prevenção e Combate Ao Incêndio, Técnicas de Sobrevivência Pessoal e Procedimentos de Emergência, Avaliação e Tempo Reserva.

    HUET COOMAR – BA, Validade: 27/09/2013 a 27/09/2015
    Segurança Nas Aeronaves, Risco Das Operações Sobre a Água, Procedimentos De Emergência, Bote Salva-Vidas Inflável, Parlamenta, Técnicas De Sobrevivência No Mar, Hipotermia, Resgate Da Água, Exercícios Práticos.

    CURSO DE APERFEIÇOAMENTOS

    Informática Básica (Atual Informática)
    Curso de Prevenção de Acidente do Trabalho Higiene e Saúde (CPATP), de 16/11/2009 a 22/11/2009 (VALE);
    Curso para Integrantes da CIPA, ministrado pelo SESMT Núcleo Vale, na Unidade Operacional Taquari- Vassouras, de 20 a 22/09/2010.

    ResponderExcluir
  5. Olá wagner , meu nome é Bruna estou cursando o terceiro semestre de Engenharia do Petróleo,óleo e gás ,gostaria muito de arrumar um estágio na plataforma ,vc sabe se alguma empresa contrata mesmo eu não tendo nenhuma experiência na área ?

    ResponderExcluir
  6. Wagner meu e-mail é pradella_br@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  7. Oi,Wagner!
    E-mail é anagentefinanceiro@gmail.com
    Gostaria de uns bons conselhos seu. Obrigada ! Por favor... Me add no sei email. Rs

    ResponderExcluir
  8. olá gostaria de saber quais são os cursos principais que uma pessoa que nunca teve contato com essa área precisa ter para engreçar nesse ramo?.
    eu tenho 18 anos !!!
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  9. Ola, bom dia gostaria de uma oportunidade de trabalhar embarcado não tenho experiência no ramo .Mas gostaria de igressar nesse ramo para adiquirir mas experiência na carteira de trabalho e na minha vida!
    Meu email:ticovale@hotmail.com
    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,

      Primeiramente, preciso que assista o link do vídeo abaixo com atenção e leia atentamente os demais artigos que já te ajudará.

      Gerando mais dúvidas, pode perguntar que tentarei te ajudar.


      Assista o vídeo Emprego Offshore sem experiência com lista de empresas Offshore:

      http://comotrabalharembarcado.blogspot.com.br/2016/01/empreprego-sem-experiencia.html


      Veja como aumentar suas chances de trabalhar embarcado em:


      http://comotrabalharembarcado.blogspot.com.br/2015/12/como-aumentar-suas-chances-de-trabalhar.html

      Novidade do Blog

      Estamos postando mais conteúdo de qualidade e vídeos, falando sobre vários assuntos mais perguntados no blog.
      Como Trabalhar em Navio de Cruzeiro

      http://comotrabalharembarcado.blogspot.com.br/2016/01/como-trabalhar-em-navio-de-cruzeiro.html



      Atenciosamente,

      Wagner Lage
      comotrabalharembarcado@gmail.com
      comotrabalharembarcado.blogspot.com.br

      Excluir